Sobre

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) apresenta o “Painel de Monitoramento da Educação Básica no contexto da pandemia”, que disponibiliza informações acerca da situação da educação básica pública brasileira diante dessa nova realidade.

Trata-se de uma solução tecnológica que propõe auxiliar dirigentes municipais e secretários estaduais de educação, assim como diretores escolares, na tomada de decisões, no contexto da pandemia da COVID-19.

As informações apresentadas neste Painel são oriundas de bases de dados oficiais educacionais e sanitárias, além das coletadas junto às redes de ensino públicas do país.

Esperamos que este instrumento seja útil para comunicar não só aos gestores, mas também à sociedade, informações referentes aos problemas enfrentados pela educação básica no contexto dessa pandemia, que trouxe consigo grandes desafios e tem afetado sobremaneira a educação escolar de nossas crianças, adolescentes e jovens.




NOTA EXPLICATIVA SOBRE OS QUESTIONÁRIOS DA COVID PARA AS REDES E ESCOLAS:

Com a finalidade de acompanhar a situação da Educação Básica pública no contexto da pandemia da COVID-19, a equipe técnica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) elaborou questionários diferentes às redes e às escolas.

A SEB/MEC, na condição de membro da Instância Permanente de Negociação e Cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, contou com as contribuições das outras Secretarias deste Ministério, envolvidas com a Educação Básica (Secretaria de Alfabetização e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação), além do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para chegar à versão final dos questionários.

Para garantir a segurança no envio das perguntas, o MEC optou por enviar os questionários por meio do sistema PDDE Interativo, que operacionaliza o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Feitas as adaptações necessárias no citado sistema, as pessoas cadastradas no PDDE Interativo, como os diretores escolares, enviaram suas respostas a partir do dia 14 de Janeiro de 2021, enquanto os indivíduos com perfil de dirigentes de redes municipais e estaduais encaminharam suas respostas a partir do dia 18 de Dezembro de 2020. O MEC recebeu os últimos questionários respondidos pelas escolas no dia 05 de Abril de 2021, e no dia 05 de Abril de 2021 aqueles referentes às redes estaduais e municipais.

A contribuição do Consed e da Undime foi primordial nas estratégias de comunicação e mobilização das redes para a obtenção das respostas. Seja atualizando contatos telefônicos, seja encaminhando ofícios, e-mails e até esclarecendo dúvidas. Sem a participação desses órgãos colegiados, o índice de respostas não seria o mesmo.

Apesar da transição eleitoral ocorrida no início de 2021, que ocasionou em mudanças de gestão nas Secretarias Municipais de Educação, e até nas escolas, o MEC obteve 60.732 respostas dos diretores escolares, de um total de cerca de 140 mil escolas públicas de educação básica, 1.506 respostas dos dirigentes das redes municipais e 23 respostas dos dirigentes estaduais.



Fontes dos dados:


Descrição de dados:

COVID


Questionário


Educação básica